Reunião discute turismo regional
Com o objetivo de identificar o público que circula entre Brusque e o Vale do Rio Tijucas, a Santur quer concretizar, em breve, um projeto piloto na região: a primeira pesquisa regionalizada do estado. Por isso, na tarde desta terça-feira (5), os secretários de Turismo e alguns representantes dos municípios da região, como Tijucas, Canelinha, São João Batista, Major Gercino, Nova Trento, Brusque, Botuverá e Guabiruba participaram de uma reunião com o presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky, na Pousada Portal do Vígolo, em Nova Trento.
O encontro contou também com a participação do prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini, do representante do gerente de turismo da SDR Brusque, Armando Dalbosco, e do gestor do Brusque Convention & Visitors Bureau, Jorge Ramos.
O refeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini, juntamente com o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Eluísio Antonio Voltolini, abriram a reunião. Disposto a atender todos os anseios da área turística, o chefe do poder Executivo se colocou à disposição. “É muito importante a captação destas informações para tomarmos decisões em parceria com as cidades vizinhas”, destacou Gian.
O presidente da Santur fez uma breve explanação da atuação da Santur no estado e no Brasil, a fim de desenvolver o turismo em todas as regiões. “Precisamos trabalhar regionalmente. E essa pesquisa é para trabalharmos o turismo de forma regional. É necessário melhorarmos alguns aspectos, como a qualidade dos produtos oferecidos, o gasto médio por pessoa e o tempo de permanência aqui na região”, citou Walendowsky. Para o presidente da Santur, esta pesquisa que pretendem identificar o público que circula na região, dará uma base para planejar ações em favor do turismo.
A gerente de planejamento, Maria Tereza Büchele, e o técnico em planejamento da Santur, Aloísio Luiz dos Reis, presentes na reunião, explicaram que a pesquisa só irá ocorrer se houver cooperação de todos os municípios da região. “A Santur atuará na metodologia, acompanhamento, instrumentos, processamento de dados, relatórios, acesso a base de dados. Já os municípios devem contratar pesquisadores, nomear coordenadores locais, auxiliar com transporte e informações necessárias”, assinala Maria Tereza.
A ideia de realizar esta pesquisa surgiu quando os próprios técnicos da Santur, que realizaram duas pesquisas em Nova Trento (uma sobre turismo religioso e outra na XX Incanto Trentino 2012), constataram que a região congrega diversos atrativos. “E, elegemos estes municípios do Vale do Rio Tijucas, além de Brusque, por ter uma localização geográfica estratégica para este fim”, explicam os técnicos.
Para tanto, os municípios que participarem deste projeto piloto, deverão apresentar um diagnóstico de cada município, mostrando os hotéis, as demandas nas rodoviárias locais e o calendário de eventos. “Para sabermos qual é o fluxo normal e os picos de visitação na região”, pontua a gerente de planejamento, Maria Tereza Büchele. Durante sete dias, farão observação e contagem de veículos nos municípios de “saída” para as principais rodovias, como Brusque e Tijucas, estabelecendo os pontos de maior circulação de pessoas. E, em outros sete dias, farão pesquisa de campo.
Os municípios presentes na reunião se comprometeram em conversar com os prefeitos e confirmar participação no projeto piloto. A partir da adesão dos municípios, um novo encontro foi agendado, no qual será articulado a indicação de técnicos e coordenadores municipais. A reunião ocorre no dia 21 de fevereiro, quinta-feira, com local a ser definido.
TEXTO: Assessoria de imprensa da prefeitura de Nova Trento